Por: Michelle Gonçalves
Em sua terceira passagem pela terra da garoa, o Avantasia reuniu um time de estrelas no palco do HSBC Brasil. No último sábado, 29 de junho, Tobias Sammet e lendas como Eric Martin, Michael Kiske e Bob Catley se apresentaram em um show histórico, que durou 3 horas e rendeu momentos emocionantes. Além de clássicos de todas as fases do projeto encabeçado por Sammet e pelo produtor musical e guitarrista Sascha Paeth, os fãs testemunharam uma linda declaração de Kiske, que agradeceu Tobias por convidá-lo a fazer parte do projeto quando estava afastado da cena há quase 17 anos e por trazê-lo de volta aos palcos.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO SHOW
O show começou com a fantástica Spectres, faixa de abertura do álbum Mystery Of Time.Hartmann, que assume as guitarras ao lado de Sascha, mostrou toda a sua técnica e potência vocal em The Watchmaker”s Dream, acompanhado pelo baixista Andre Neygenfind e pelo baterista Felix Bohnke.
Bob Catley entrou em cena para a belíssima The Story Ain”t Over, que foi acompanhada em uníssono pelo público. Tobias e Bob elogiaram a empolgada participação dos fãs e emendaram a épica The Great Mystery. Já em Prelude, a plateia chamava pelo ícone do heavy metal melódico: Michael Kiske.
O ex-vocalista do Helloween hipnotizou o público na clássica Reach Out For The Light. Parecia um sonho vê-lo dividindo os vocais com Tobias, alcançando todas as notas mais altas como no álbum que mexeu com a cena em 1999. “Muito obrigado, meninos e meninas… É Avantasia”, disse, para logo ser interrompido. “É Michael Kiske. Não consigo dizer o quão orgulhoso e feliz estou de dividir o palco com ele”, declarou Tobi, que logo anunciou mais uma consagrada:Breaking Away.
“Toda vez que tocamos em São Paulo, vocês são absolutamente fantásticos”, comentou Sammet. Em seguida, o frontman apresentou o incrível Thomas Rettke, que sempre grava backing vocals para Avantasia e Edguy. Thomas impressionou na matadora Scales of Justice. Rettke, que integrava o Heaven’s Gate com Sascha Paeth, assumiu o vocal principal da faixa originalmente gravado por Tim ‘Ripper’ Owens no álbum The Wicked Symphony.
Depois foi hora de acalmar os ânimos com a lindíssima balada What”s Left Of Me, em que Tobias divide os vocais com Eric Martin. A lenda do Mr. Big deu um show de carisma, agradeceu os fãs pela presença e já ia se estendendo com brincadeiras quando perguntou se estava falando muito. “Não, não… eu te amo”, interrompeu Tobias, arrancando risos dos fãs. Eric continuou no palco para Promised Land, assumindo os vocais de Jorn Lande.
Quem assumiu os vocais do norueguês na faixa-título do CD The Scarecrow foi Oliver Hartmann, que como sempre deu um show à parte. “Tenho a sensação que São Paulo tem os melhores fãs de speed e heavy metal de todo o universo”, disse Tobias antes de anunciar mais uma do álbum de 2008: Shelter From The Rain, que também conta com a participação deKiske.
O público mais uma vez voltou a 1999 quando Miro Rodenberg tocou as primeiras notas de In Quest For. Bob Catley apareceu sentado na escada do palco cantando divinamente, para logo ser acompanhado por Tobias. Emocionados, os fãs aplaudiram a dupla em um dos momentos mais inesquecíveis o show.
Tobias retirou-se do palco em The Wicked Symphony – que ficou a cargo de Bob, Amanda Somerville e Oliver – e voltou perguntando se a plateia gostou do Avantasia 2013. O alemão ainda comentou o fato dos ingressos terem sido esgotados num show de heavy metal sábado à noite. “Voltamos contanto que vocês estejam felizes”, prometeu, emendando o hit Lost in Space.
Savior in the Clockwork, Stargazers e Twisted Mind vieram na sequência. “É ótimo tocar no Mr. Big, mas isso é Avantasia. Ótimo público… ouço vocês vibrarem”, disse Eric Marin. O vocalista logo transformou o palco do HSBC Brasil em teatro, trocando frases dramáticas com Tobias e brincando de contracenar. “Temos que ir pra casa”, disse Eric. “Vamos para a Colômbia”, respondeu Tobi. “Vamos para o hotel beber vinho no seu quarto”, encerrou o norte-americano, arrancando risadas dos fãs e confessando que estava ganhando tempo por estar cansado, morrendo, morrendo por um anjo. Era a vez de “Dying For An Angel”, em que Eric assume os vocais originais de Klaus Meine.
Ao final da canção, o público começou a puxar o refrão da música Avantasia. “Vocês fazem melhor que nós. Acho que querem ouvir outra”. Eis que as primeiras notas de Farewell soaram para a alegria dos fãs. Kiske mostrou toda a sua satisfação de fazer parte do projeto ao final da música. Além de agradecer Tobias por tê-lo trazido de volta à cena e aos palcos, Kiske elogiou o frontman. “Ele não é só um ótimo compositor e cantor, mas também uma alma boa”, declarou Michael. Os dois se abraçaram, arrancando aplausos e lágrimas dos mais emotivos. Sammet agradeceu e anunciou a faixa-título mais consagrada do projeto: Avantasia, é claro.
“Querem mais? Vocês são bravos o bastante pra aguentar a faixa mais longa e sofisticada do“Metal Opera?“, perguntava Tobias, se referindo à épica The Seven Angels. Sammet comentou que não sabe se haverá outra turnê do Avantasia. Mas prometeu que se houver, tocará em São Paulo novamente. O alemão disse que todos conheciam a próxima música e lembrou um show lotado no Credicard Hall com o Edguy em que tocou a faixa, muito antes do Avantasia ter sido levado aos palcos. Era chegada a hora de fechar a noite com chave de ouro ao som da espetacular Sign Of The Cross. O público saiu de alma lavada e já com saudades do show inesquecível que havia acabado de presenciar.
SETLIST
Spectres
The Watchmaker”s Dream
The Story Ain”t Over
The Great Mystery
Prelude
Reach Out For The Light
Breaking Away
Scales of Justice
What”s Left of Me
Promised Land
The Scarecrow
Shelter From The Rain
In Quest For
The Wicked Symphony
Lost in Space
Savior in the Clockwork
Stargazers
Twisted Mind
Dying for an Angel
Farewell
Avantasia
The Seven Angels
Sign of the Cross
Seja o primeiro a comentar