Por Gustavo Franchini
Celebrando os 20 anos do clássico álbum Holy Land (1996), os paulistas do Angra mais uma vez retornam aos palcos cariocas para darem um espetáculo, digno de aplausos. Com participações mais do que especiais de ex-membros da banda (que gravaram o álbum em questão) e ótimas surpresas, o Angra se consolida como um dos maiores representantes do heavy metal brasileiro, destaque dentre os grandes do cenário mundial.
Ao anúncio da turnê em comemoração a um excelente compacto, que faz parte da brilhante história do Angra, muitos fãs enlouqueceram, visto que músicas como “The Shaman”, raramente são apresentadas ao vivo. É impressionante como a banda domina o público que, a todo momento, interage de diversas maneiras, sempre muito agitado e cantando todas as canções. O setlist, além de Holy Land na íntegra, percorreu toda a carreira do quinteto, somado a músicas do álbum mais recente Secret Garden (2014). Ótima seleção!
A adição de Juninho Carelli (Noturnall) nos teclados e Dedé Reis na percussão foi uma excelente escolha. Dedé esbanja carisma e transformou o show em algo realmente único, já que muitas músicas do Holy Land possuem ritmos brasileiros, o que tornou quase que essencial a sua presença. Já a nostalgia com os ex-integrantes do Angra, Luis Mariutti (About2Crash) e Ricardo Confessori (Tierramystica) era certa, arrancando sorrisos da plateia. Ricardo dividiu a bateria com o atual batera (as duas montadas no palco), Bruno Valverde, algo memorável, já que cada um tem a sua própria pegada e a junção de gerações foi uma experiência incrível para todos. Aliás, Bruno Valverde demonstrou que é uma revelação, bastante reverenciado pelos presentes, que ficaram boquiabertos com sua técnica.
O guitarrista Marcelo Barbosa (Almah) substituiu novamente Kiko Loureiro, que está no Megadeth, e merece ser bastante elogiado, pois tem méritos ao tocar frases tão intrincadas com qualidade e respeito à gravação original. Felipe Andreoli dispensa comentários; um dos melhores baixistas brasileiros da atualidade, com completo domínio do instrumento. Rafael Bittencourt dá um show como líder, guitarrista e até vocalista nas horas vagas, sendo a força maior que sustenta toda a banda, sendo recíproco com o enorme carinho que os fãs tem por ele. O vocalista italiano Fabio Lione (Rhapsody of Fire) completa a cozinha dando aula de como se deve cantar, um exemplo de profissionalismo e que demonstra já ter conquistado o coração dos brasileiros.
Agora aguardemos por um DVD ou gravação ao vivo dessa maravilhosa turnê, ou quem sabe até mesmo um novo álbum de estúdio? Os fãs agradecem!
SETLIST ANGRA
1 – Newborn Me
2 – Wings of Reality
3 – Waiting Silence
HOLY LAND ÍNTEGRA
—–
4 – Nothing to Say
5 – Silence and Distance
6 – Jam
7 – Carolina IV
8 – Holy Land
9 – The Shaman
10 – Make Believe
11 – Z.I.T.O.
12 – Deep Blue
—–
13 – Improvisações de Vocal (Fabio Lione)
14 – Final Light
15 – Time
16 – Storm of Emotions
17 – Lullaby for Lucifer
18 – Silent Call
19 – Solo de Bateria (Bruno Valverde)
20 – Synchronicity II (Cover The Police)
21 – Angels and Demons
BIS
22 – Rebirth
23 – Nova Era/Gate XIII
VEJA GALERIA DE FOTOS DO SHOW:
Be the first to comment