Red Hot Chili Peppers – I’m With You

Por: @GiseleSantos_

cd_red“I´m with you” é o décimo CD do Red Hot Chili Peppers, que desde 2006 não lançava disco de inéditas. Entrando na onda do marketing da atualidade, de lançamentos nos cinemas, este trabalho teve premiere mundial realizada no dia 30 de agosto de 2011 com o show transmitido ao vivo – diretamente da Alemanha – para as telonas de todo o mundo.

As cobranças e comparações com trabalhos anteriores são inevitáveis, pois a banda está na estrada desde 1983 e aconteceu recentemente troca de guitarrista pela nona vez. Josh Klinghoffer até se esforça, mas não consegue preencher a música com toda a energia de John Frusciante. Não é menosprezando o virtuosismo de Josh, mas não tem como tampar o sol com a peneira… Jhon faz falta sim com sua guitarra funkeada e backing vocals. A principal diferença entre Jhon e Josh é dar personalidade para as músicas. Até o Flea confessou a falta do músico: “Eu não conseguia tocar sem o John e pensei em sair da banda um milhão de vezes.”

Flea, que tem muito destaque no álbum com sua linha de baixo irresistível e inconfundível, também se esforçou estudando piano durante um ano e ritmos diversos, inclusive africanos – plenamente apresentados na faixa “Ethiopia”. Já “Dance Dance Dance” e “Did I let you know” ganharam generosas doses de ritmo latino, além de africano – sendo as mais animadinhas do disco. Algumas dessas influências são assinadas pelo percussionista brasileiro, Mauro Refosco, convidado pelo Flea. Não é a primeira vez que Refosco trabalha com artista internacional, pois já tocou com Thon Yorke (Radiohead) em um projeto solo do vocalista.

“The Adventures of Rain Dance Maggie” é a primeira música de trabalho, escancaradamente comercial – feita para tocar em rádios variadas. “Look Around” é a que tem mais o ‘jeitão’ do Red Hot, mas ao ouvir é possível lembrar várias outras já lançadas pela banda. Não que isso seja ruim, mas mostra certa falta de criatividade.

A cadenciada “Brendan’s Death Song” transmite emoção. Essa canção foi feita com carinho em homenagem ao fotógrafo punk Brenda Mullen – amigão do vocalista Anthony Kieds – falecido em 2009.

Algo que incomoda é que muitas músicas exageram nos refrãos “a-yeahhhh”, “ee-i-oh -i-e-ia “, fazendo lembrar daquelas ‘musiquinhas’ dos chatos Teletubbies.
O CD não deixa de lado o funk, principal raiz da banda, mas escorrega pro lado pop, sem novidade e nada original – ingredientes que o Red Hot utilizou muito bem em outros trabalhos já lançados.

Flea disse que “a vida e a morte são temas principais deste álbum”. Aqui entre nós – para a sobrevivência da banda californiana – Anthony Kiedis (voz), Flea (baixo), Chad Smith (bateria) e Josh Klinghoffer (guitarra) precisam URGENTE se entrosar.

Tracklist:

01. “Monarchy of Roses”
02. “Factory of Faith”
03. “Brendan’s Death Song”
04. “Ethiopia”
05. “Annie Wants a Baby”
06. “Look Around”
07. “The Adventures of Rain Dance Maggie”
08. “Did I Let You Know”
09. “Goodbye Hooray”
10. “Happiness Loves Company”
11. “Police Station”
12. “Even You Brutus?”
13. “Meet Me at the Corner”
14. “Dance, Dance, Dance”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*