Por: Adriana Camargo
No último dia 20 de setembro, os alemães do Scorpions se apresentaram no Credicard Hallem São Paulo, com a casa totalmente lotada. E no dia seguinte 21/9 eles fizeram um show extra no mesmo local . As apresentações fazem parte da “Final Sting Tour 2012”. O Scorpions esteve no Brasil em 2010 com dois shows memoráveis com ingressos esgotados também no Credicard Hall. Essa turnê atual está sendo anunciada como a última da banda que está prestes a se aposentar.
Às 21h30, o show teve início com um vídeo de um festival realizado nos Estados Unidos no ano de 1983. A primeira música do setlist foi “Sting in the Tail” seguida por “Make it Real”, “Is There Anybody There?” e o hit “The Zoo”. A formação da banda conta atualmente com Klaus Meine (vocal), Matthias Jabs (guitarra), Rudolf Schenker (guitarra), Pawel Maciwoda (baixo) e o “showman” James Kottak (bateria). O show segue com a instrumental “Coast to Coast”, “Loving You Sunday Morning”, “Rhythm of Love” e “The Best is Yet to Come” com Klaus Meine fazendo os fãs cantarem com ele nessa hora.
Na sequência, duas baladas clássicas “Send Me An Angel” e “Holiday” que emocionaram o público presente. Em seguida eles tocaram as agitadas “Raised on Rock”, “Tease me, Please me” e “Hit Between the Eyes”. Depois foi a vez do baterista e “showman” James Kottack fazer o chamado “Kottack Attack” que é a parte que ele faz seu solo de bateria virtuoso e com muito bom humor.
Nessa hora ele conseguia sincronizar as suas batidas com imagens de vídeos exibidas no telão fazendo referências a outros trabalhos da banda. E como se não bastasse, Kottack ainda fez com que o público dois dois lados da casa se agitasse ao seu comando. No final, apareceu uma imagem da capa do clássico álbum “Blackout” e o restante da banda voltou ao palco para tocar a faixa título. Inclusive nessa hora Rudolf Schenker veio personificado que nem a capa desse disco (Blackout). Isso foi demais!
Em seguida foi a hora de Matthias Jabs brilhar com “Six String Sting” mostrando sua técnica e feeling na guitarra. Para encerrar o set normal eles tocaram o hit “Big City Nights” e agitação foi geral nessa hora. No telão ao fundo do palco aparecia uma cidade iluminada e o nome da cidade de São Paulo era projetada ao centro. Entre os fãs, encontrei o animado cantor norte-americano Jeff Scott Soto que no momento está em turnê pelo Brasil e veio prestigiar a banda Scorpions com quem ele já fez shows conjuntos em outras partes do mundo.
Para o bis as escolhidas foram as baladas “Still Loving You”e “Wind of Change”, que emocionaram os presentes. E para encerrar a noite, a mais clássica de todas – “Rock You Like A Hurricane”. No final a banda ainda distribuiu palhetas e baquetas para os fãs.
Foi mais um excelente show do Scorpions no Brasil. E fica aqui a pergunta: será que eles vão parar mesmo? Não deveriam porque nessa noite eles mostraram que ainda tem muito fôlego de rock´n roll!
Set list:
1.Sting In The Tail
2.Make It Real
3.Is There Anybody There?
4.The Zoo
5.Coast To Coast
6.Loving You Sunday Morning
7.Rhythm Of Love
8.The Best Is Yet To Come
9.Send Me An Angel
10.Holiday
11.Raised On Rock
12.Tease Me, Please Me
13.Hit Between The Eyes
14.Kottak Attack
15.Blackout
16.Six String Sting
17.Big City Nights
Bis:
18.Still Loving You
19.Wind Of Change
20.Rock You Like A Hurricane
Seja o primeiro a comentar