Festival Clássicos do Brasil reúne grandes ícones da música nacional em shows no Rio neste mês

Quarta edição promete ser inesquecível, dedicada a discos célebres da história da música brasileira

Foto: Divulgação/ Site Oficial

Em sua quarta edição em apenas três anos, o Festival Clássicos do Brasil prova que os grandes ícones da cultura nacional nunca saem de moda. Com shows de discos que entraram para a história da música brasileira, o evento tem ingressos disponíveis pelo site da Bilheteria Digital. O festival volta à Marina da Glória entre os dias 11 e 19 de outubro de 2025, com espetáculos especiais e repertórios dedicados a artistas brasileiros.

São 6 dias de shows, sendo gratuito às sextas, cenografia deslumbrante, pavilhão de experiências e a paisagem de tirar o fôlego que só a Marina da Glória tem. Além de shows exclusivos dedicados aos discos de maiores sucessos como Capital Inicial e seu “Acústico MTV” e Marcelo D2 com “À Procura da Batida Perfeita”, teremos também shows especiais como “O Grande Encontro” e “Xande Canta Caetano”, e um dia dedicado aos clássicos do reggae.

  • Sábado, 11 de outubro: Nação Zumbi – “Da Lama Ao Caos”; Cidade Negra – “Sobre Todas as Forças”; Gabriel O Pensador –  “Quebra-Cabeça” e Marcelo D2 –  “A Procura da Batida Perfeita”
  • Domingo, 12 de outubro: Xande de Pilares canta Caetano Veloso; O Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo); Lenine & Marcos Suzano – “Olho de Peixe” e Los Sebosos Postizos –  “A Tábua de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor
  • Sábado, 18 de outubro: Capital Inicial –  “Acústico MTV”; Ira! –  “Acústico 20 anos”; Humberto Gessinger –  “Acústico Engenheiros do Hawaii” e Plebe Rude –  “O Concreto já Rachou”
  • Domingo, 19 de outubro (Noite do Reggae): Armandinho; Maneva; Edson Gomes e Ponto de Equilíbrio

Sobre o Festival

Criado pela PECK para celebrar canções e artistas brasileiros atemporais, o festival Clássicos do Brasil nasceu no Rio de Janeiro em 2023, ano em que homenageou o Nordeste levando à Marina da Glória grandes expoentes da música e da culinária da região. Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico César, Lenine, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Nação Zumbi estrelaram uma programação que também contou com atrações como Paulinho Moska,  Jorge Aragão, Mart´nália, Xande de Pilares, Sorriso Maroto e Orquestra Petrobras Sinfônica.  

Por sua grandiosidade, identificação com a brasilidade e valorização de grandes ícones da cultura nacional, o projeto Clássicos do Brasil passou a integrar a agenda de festivais patrocinados pela Petrobras em outubro de 2024.  “Somos uma empresa que investe em diferentes formas de energia, e a energia da Cultura, de um festival, é transformadora, potente”, afirma Alessandra Teixeira de Teixeira, gerente de patrocínio e eventos da companhia. Para ela, festivais e festas populares “promovem a diversidade cultural, a pluralidade e a brasilidade”, valores fundamentais para a Petrobras.

A edição de 2024, a segunda do festival, repetiu a celebração da brasilidade levando ao palco grandes nomes da música brasileira como Titãs, Alcione, Simone, Samuel Rosa, Nando Reis, Ira, Biquini Cavadão, Maria Gadu e Diogo Nogueira. Ana Cañas, Julia Mestre e Tacy – três artistas da nova geração – fizeram shows tributo a lendas da MPB como Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller. Para a imortal do samba, Alcione, confirmada pela segunda vez no evento, o maior clássico do Brasil é o brasileiro. “Nós temos uma picardia especial. Somos um povo especial, uma raça especial. É o jeito de ser” – afirmou a artista em sua primeira apresentação no projeto, em 2024.

Com duas edições confirmadas em 2025, o projeto Clássicos do Brasil inicia seu “vôo” pelas regiões brasileiras e terá sua estreia no Recife, de 10 a 13 de abril. A ideia de chegar a outra região parte da vontade de descentralizar os grandes festivais do Sudeste, valorizando a cultura e os clássicos de outras partes do país. O primeiro destino fora do Rio de Janeiro não foi por acaso. A capital pernambucana pulsa diversidade e cultura e abriga a origem de grandes expressões brasileiras: o frevo e o maracatu, por exemplo. “Recife estava nos nossos planos desde o início e tem sido gratificante ver o amadurecimento desse projeto ao longo dos últimos dois anos. O Clássicos do Brasil veio realmente para ganhar o país e, quem sabe, o mundo” – conta Peck Mecenas, idealizador do evento.

SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda e Maracatu Nação Pernambuco são as atrações do primeiro dia, com entrada franca. No dia 11, sexta, já com com bilheteria paga, se apresentam Raimundos, Marcelo Falcão e Marcão Britto & Thiago Castanho – Charlie Brown Jr. No dia 12, sábado, sobem ao palco Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata e Samuel Rosa. O domingo será o “dia do samba” com Alcione, Maria Rita e Diogo Nogueira, que vibrou com uma edição do festival no nordeste. “Poder passar por todo Brasil, indo para Pernambuco, é de uma riqueza, de uma importância… eu estou muito feliz, estou vibrando por conta disso e acredito que todos os artistas estejam. É de uma beleza, de uma força gigantesca”, compartilhou o compositor durante o lançamento do projeto para a imprensa, em janeiro.

O maracatu mais antigo em atividade ininterrupta no Brasil e patrimônio vivo do Estado de Pernambuco, o Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, está confirmado entre os cortejos do festival. Outros grupos regionais de enorme relevância cultural para todo o país como Maracatu Nação Pernambuco, Orquestra Frevo do Babá e grupo Cia Mariângela Valença também estão garantidos.

O Clássicos do Brasil retorna ao Rio de Janeiro em outubro de 2025 e tem previstas novas edições para o Sul e o Norte do país. 


Serviço Clássicos do Brasil

Local: MARINA DA GLÓRIA – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

Dias: 11, 12, 18 e 19 de outubro
Ingressos: https://www.bilheteriadigital.com/classicosdobrasil

11/10 – sábado – abertura: 17h
 19:00 – Gabriel O Pensador
 21:00  – Cidade Negra
 23:00  – Nação Zumbi
 01:00 – Marcelo D2

12/10 – domingo – abertura: 15h
 17:00 – Los Sebosos Postizos
 18:30 – Lenine
 20:00  – O Grande Encontro
 21:30 – Xande de Pilares Canta Caetano

18/10 – sábado – abertura: 17h
 19:00 – Plebe Rude
 20:30  – Ira – Acústico 20 Anos
 22:00 – Humberto Gessinger – Engenheiros Acústico
 23:30 – Capital Inicial – Acústico

19/10 – domingo – abertura: 15h
 17:00  – Ponto de Equilíbrio
 18:30 – Armandinho
 20:00  – Maneva
 21:30 – Edson Gomes

⚠ Classificação: 18 anos

Escolha seu setor e viva o festival do seu jeito:

🎫 PISTA
Acesso à área principal do evento, pavilhão de experiências e espaço em frente ao palco.

🌟 LOUNGE
Setor premium com entrada exclusiva, bares e banheiros dedicados, áreas com
mobiliário e vista privilegiada para o palco. Acesso completo à pista e ao pavilhão.

✅ Meia-entrada garantida para:
Estudantes, pessoas com deficiência + acompanhante, jovens de baixa renda e idosos (60+) Professores da rede pública e privada(Federal, Estadual e Municipal)

✅ Ingresso social mediante doação de 1 brinquedo ou livro infantil em bom estado.

⚠ Lotes limitados – garanta seu ingresso antes da virada de preço! Sujeito a mudança de lote
sem aviso prévio.

⚠ Documento obrigatório na entrada do evento.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

O evento será filmado, gravado e fotografado, a critério do produtor/promotor, para posterior publicação, transmissão, retransmissão, reprodução ou divulgação em TV, cinema, rádio, internet, publicidade ou qualquer outro veículo de comunicação, incluindo os canais digitais do festival e de seus patrocinadores.

Ao comparecer ao evento, você concorda e autoriza o uso gratuito de sua imagem, nome e voz, sem limitação territorial ou temporal, sem que isso caracterize uso indevido ou gere qualquer tipo de indenização.

Mapa do Evento

Esta é uma pré-visualização do mapa do evento. Para reservar seu lugar, selecione o ingresso desejado e prossiga com o processo de compra.

Saiba tudo em: www.classicosdobrasilfestival.com.br


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*