Por: Adriana Camargo
Roman Miroshnichenko é considerado um dos melhores guitarristas russos da atualidade, vencedor do “Independent Music Award” (2010). Ele já tocou com nomes como Al Di Meola, Larry Coryell e Frank Colón. O seu mais recente álbum chama-se “Surreal”, é instrumental e conta com a participação e produção do músico brasileiro Daniel Figueiredo, que já assinou trabalhos de diversos artistas nacionais como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e internacionais como David Cohen, John Pollard e Steve B.
Daniel Figueiredo (vencedor de dois Latin Grammys) compôs e executou a maioria dos instrumentos em três faixas (“Surreal”, “Aura” e “Stiu/Cliprensa”) do CD “Surreal” de Roman Miroshnichenko. Lançado em abril deste ano, esse álbum conta também com a participação de músicos de quatro continentes como Larry Coryell, Dominique Di Piazza, Mario Olivares, Josquin des Pres, Alvin Lubis, e Mario Parmisano.
O CD abre com a faixa-título “Surreal” que alterna uma melodia cadenciada com solos magistrais de guitarra. Em seguida vem “Forgotten Melody” que adota mais o violão e tem uns toques que lembram o choro. “Desperation”, a terceira faixa, é uma bela música que tem um pouco de melancolia em suas notas, pitadas de jazz, misturando sons de violão com piano. Em seguida vem “Harry´s Tune” que já tem um som beirando o flamenco.
A quinta faixa chama-se “Adagio” e incorpora violões, percussão com suavidade. Vale destacar também as músicas “Penultimate”, “Open Heart” com seus solos cadenciados de violão, “Aura” de Daniel Figueiredo, que abre com um lindo solo de guitarra acompanhado por piano, além de “Stiu/Cliprens, com seus solos virtuosos e riffs de guitarras. O álbum encerra com a faixa “Libertango”, que é uma releitura para guitarra de uma composição do mestre Astor Piazzolla, um dos maiores músicos da Argentina.
A capa, uma pintura feita pelo artista Michael Mcglothlen, é uma obra que remete aos trabalhos surrealistas de Salvador Dali e faz referência ao nome do disco. Vale a pena conferir “Surreal” esse grande trabalho de Roman Miroshnichenko, produzido pelo brasileiro Daniel Figueiredo. Esse disco está concorrendo ao Grammy Latino de 2013.
Track list:
1. Surreal (feat. Daniel Figueiredo)
2. Forgotten Melody (feat. Dominique Di Piazza)
3. Desperation (feat. Mario Parmisano)
4. Harry”s Tune (feat. Mario Olivares)
5. Adagio
6. Penultimate (feat. Larry Coryell)
7. Open Heart
8. Polovtsian Dances
9. Aura (feat. Daniel Figueiredo)
10. Summer Night in Gagra
11. Stiu/Cliprensa (feat. Daniel Figueiredo)
12. Libertango
Seja o primeiro a comentar