Por Juliane Assis
Em 10 de setembro de 1991, há 25 anos, o single de maior sucesso do Nirvana “Smells Like Teen Spirit” era lançado. A banda de Kurt Cobain havia acabado de divulgar o LP “Nevermind”, na cena emergente das bandas grunge de Seattle, mas algo inesperado aconteceu com o grupo, o álbum conquistou milhares de fãs e começou a vender 50 mil cópias por semana e as rádios começaram a tocar a música incansavelmente à pedido dos fãs.
A música que tem como tema o grafite que uma amiga de Kurt fez em sua casa com o escrito “Kurt smells like teen spirit” que foi equivocadamente interpretado pelo músico, foi produzida por Butch Vig, e gravada com apenas três takes, no estúdio Sound City – Los Angeles, em maio de 1991. Ele acreditava que a frase significava algo profundo como “Kurt tem o ar da juventude rebelde”, mas na verdade sua amiga, Kathleen Hanna, se referia à um desodorante feminino popular com o nome de “Smells Like Teen Spirit”.
A partir disso a faixa começou a ser construída, com mensagens agressivas que demonstravam a personalidade de Kurt, riffs de guitarras com uma sonoridade suja, e bateria forte, que apesar de possuírem acordes simples, explode com mais e mais intensidade com o passar da melodia e são bem encaixados no contexto grunge agressivo e pesado que a banda desejava passar.
O riff despojado e veloz que dá início a música introduz aos primeiros versos da letra “Load up on guns, bring your friends/It’s fun to lose and to pretend/She’s over-bored and self-assured/Oh, no, I know a dirty word” (Carregue suas armas, traga seus amigos/É divertido perder e fingir/Ela está entediada e autoconfiante/Oh, não, eu sei um palavrão) junto a uma melodia calma e a vários “Hello, hello, hello, how low”(Olá, olá, olá, que baixaria) que antecede o poderoso refrão, dão corpo a música que vai se transformando em algo que cativa e anima cada vez mais. O vocal agressivo de Kurt quebrava barreiras, e é colocado num patamar de quase “gutural”, a impressão que o ouvinte tem é que o grito é tão profundo, significativo e explosivo que suas cordas vocais estão prestes a sair.
A personalidade conturbada de Kurt Cobain muito se reflete em suas obras, tanto como a música “Smells Like Teen Spirit” em si, quanto o vídeo clip. Nele o artista sugere ao diretor do vídeo, Samuel Bayer, que os jovens figurantes ali presentes destruam o cenário. O clipe de orçamento baixo conquistou a todos, principalmente aos adolescentes que viviam em suas realidades conservadoras, e a MTV foi obrigada a passar o vídeo em todos os horários e programas.
O clássico que ficou em primeiro lugar nas paradas pop do mundo todo, abriu as portas para o grunge underground, e que até ultrapassou Michael Jackson, marcou os anos 90 e continua a se perpetuar por gerações. Logo, dificilmente cairá no esquecimento, pois além de ser um grande sucesso internacionalmente mantém vivo na história a genialidade da banda e o legado do vocalista Kurt Cobain.
Seja o primeiro a comentar