Por: Andréia Takaishi
Cerca de 2 anos separam a última passagem da banda inglesa New Order por São Paulo, no Lollapallooza de 2014 onde tocaram para um grande número de pessoas e mesmo com a proximidade com o show, ficou claro que os fãs queriam mais, lotando o enorme Espaço das Américas.
A novidade dessa turnê é que no ano passado a banda lançou o novo trabalho “Music Complete” (em 2016 esse mesmo álbum foi relançado com versões remixadas de todas as faixas do álbum). O disco vem sendo considerado pela crítica e pelos fãs como o melhor do conjunto em décadas.
A formação atual do grupo conta com: Tom Chapman no baixo e sintetizadores, Phil Cunnigham nos teclados, guitarras e percussão eletrônica, Gillian Gilbert também nos teclados, guitarras e programação, Stephen Morris na bateria e programação e o vocalista Bernard Summer que também toca guitarra e faz programações eletrônicas.
Diferentemente do ex-baixista Peter Hook que também está no Brasil com uma turnê totalmente voltada para as canções mais antigas da banda, e, aproveitando o sucesso do recente álbum, a banda apresenta no setlist, 7 faixas desse trabalho, intercalando o show com os clássicos que todos esperam. Isso mostra que a banda prefere olhar para o futuro, mesmo sem esquecer o passado.
O show começa com a primeira do já citado álbum, a faixa “Singularity” e já emenda no primeiro hit da noite, “Regret” do álbum “Republic” de 1993 que coloca o público para dançar e cantar junto com a banda. E foi nesse esquema que o show seguiu até a sua metade, intercalando músicas recentes com clássicos como “Your Silent Face” e principalmente “Bizzarre Love Triangle” cantada por praticamente todos os presentes na casa.
Essa primeira parte do show termina com mais uma faixa nova, a dançante “Plastic”. A partir daí, o show entra no momento mais esperado pelos fãs, tocando apenas faixas consagradas da carreira da banda, começando com uma música que completou, no ano passado, 30 anos, “The Perfect Kiss” do álbum “Low-Life”, emendada por uma das mais esperadas por todos, “True Faith”, que emocionou os fãs que acompanharam o grupo por toda a música.
Com o nível de energia já altíssimo, era hora daquela que é provavelmente a música mais famosa da banda e mais uma cantada por todos os presentes, “Blue Monday”, destaque também para a iluminação que transformou a casa em uma verdadeira discoteca vinda direto dos anos 80. Para manter o clima, a faixa “Temptation” antecede uma pequena pausa para o bis.
Para o fim do show a banda apresenta duas músicas que deram origem ao New Order, o Joy Division. As faixas “Decades” e “Love Will Tear Us Apart” emocionaram o público mais uma vez. O grupo tocou também a faixa que finaliza o recente álbum, “Superheated” é uma daquelas músicas que tem tudo para cair no gosto dos fãs e mostra que o New Order apesar de seus quarenta anos de carreira ainda quer ser atual. E esse show é a prova de que isso é possível.
Setlist:
01. Singularity
02. Regret
03. Academic
04. Crystal
05. Restless
06. Your Silent Face
07. Tutti Frutti
08. People on the High Line
09. Bizarre Love Triangle
10. Waiting for the Sirens’ Call
11. Plastic
12. The Perfect Kiss
13. True Faith
14. Blue Monday
15. Temptation
Bis:
16. Decades (Joy Division cover)
17. Love Will Tear Us Apart (Joy Division cover)
18. Superheated
VEJA GALERIA DE FOTOS DO SHOW:
Be the first to comment