Por: Adriana Camargo
O Stryper é uma banda norte-americana de heavy metal da Califórnia, cujas letras são baseadas no cristianismo. Formada em 1983, é considerada a pioneira do gênero “metal cristão”. O grupo fez muito sucesso no meio cristão nos anos 80 e no início dos anos 90, tocando com grandes bandas como Dio, White Lion e Keel entre outros. Em fevereiro de 1992, o vocalista Michael Sweet saiu da banda para dar início à sua carreira solo. A banda tentou continuar por mais algum tempo, como um trio, apenas para finalizar suas atividades alguns meses depois. No entanto, para alegria dos fãs, a banda se reuniu novamente em 2003, inicialmente com Tim Gaines no baixo, que depois foi substituído por Tracy Ferrie, antigo baixista das bandas Whitecross e Guardian. Posteriormente Gaines volta à banda, revezando com Tracy o palco do Stryper. Em 12 de Agosto de 2006, o Stryper se apresentou pela primeira vez no Brasil, na casa de shows Via Funchal, na cidade de São Paulo e no dia 18 no Chevrollet Hall na cidade de Belo Horizonte, com Tracy Ferrie no baixo.
Confira a entrevista abaixo na íntegra:
1. Quais são suas principais influências musicais?
R: Eu cresci ouvindo bandas como Van Halen, Judas Priest e The Beatles. Realmente um monte de bandas são minhas influências musicais. Muitos deles homenageamos em nosso álbum The Covering.
2. Como você definiria o estilo musical do Stryper?
R: No mais simples dos termos, somos uma banda de rock. Alguns descrevem-nos como metal, alguns descrevem-nos como hard rock, alguns como metal melódico. Acho que temos elementos de todos eles em nossas músicas. Mas de um modo geral, nós somos apenas uma banda de rock.
3. Hoje tem várias bandas de rock cristão do mundo, inclusive aqui no Brasil. Você acha que é uma influência para eles?
R: Eu acho que é ótimo que há tantas bandas cristãs cruzando para o mainstream nos dias de hoje. Eu nunca sei quando a influência pode atacar. Eu sou um fã de grandes canções e melodias, então eu poderia encontrar a influência de qualquer banda com um desses elementos.
4. Por que vocês ficaram tanto tempo sem voltar para o Brasil?
R: Adoramos tocar no Brasil e gostaria que pudéssemos voltar com mais freqüência. Ele foi de fato muito longa, mas estamos ansiosos para voltar. Nós todos vivemos em partes separadas do país, os EUA, por isso é difícil às vezes para nossa tour, tanto quanto nós gostaríamos. Nós também estamos ocupados fazendo álbuns. Eu estou escrevendo um livro e vou lançar um álbum solo. Vamos tentar voltar ao Brasil com mais frequência no futuro, eu espero.
5. Qual é a expectativa da sua turnê deste ano no Brasil?
R: Tenho boas lembranças do Brasil e dos fãs. É um dos nossos lugares favoritos para tocar! Os fãs são sempre muito entusiasmados e estamos ansiosos para ver um monte de rostos conhecidos e para atender algumas pessoas novas.
6. O que os fãs brasileiros podem esperar do retorno do Stryper aqui?
R: Vai ser um grande show cheio de hits clássicos do Stryper. Vamos tocar algumas músicas fora os covers também. Vai ser um show cheio de energia, porque nós estamos animados por estar de volta. Vamos dar 110% e estamos realmente ansiosos para dar as pessoas no Brasil um grande show de rock!
7. Quais os próximos passos da banda?
R: Em março vamos lançar o álbum Second Coming. É um álbum de canções clássicas do Stryper regravadas. A melhor maneira que posso descrevê-lo é: parece que o Stryper cresceu. Estamos mais velhos e acho que somos músicos melhores do que quando gravamos originalmente algumas dessas músicas. Espero que os fãs gostem. Ele também tem duas músicas novas.
Vamos voltar ao estúdio na Primavera deste ano para gravar um álbum de músicas novas. Este ano também vou lançar um álbum solo e um livro autobiográfico.
8. Você pode deixar uma mensagem para os fãs brasileiros neste espaço?
R: Brasil – Deus abençoe a todos e estamos ansiosos para tocar para vocês. Vamos dar o nosso melhor e esperamos um público enérgico. Obrigado por ter-nos de volta. Estamos incrivelmente felizes cada vez que vamos tocar lá, quanto aos nossos incríveis fãs de música. Vejo vocês em breve!
Be the first to comment